PLANEJAMENTO SEMESTRAL
Nome da Escola: Escola Estadual Manoel Alves Grande
Professora: Adriana Alencar Feitosa
Disciplina: Educação Física
Duração: 06 Meses
Série: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Objetivos:
Professora: Adriana Alencar Feitosa
Disciplina: Educação Física
Duração: 06 Meses
Série: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Objetivos:
Reconhecer as possibilidades de ação de si mesmo e dos outros, estabelecendo relações construtivas, de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, repudiando qualquer atitude de violência e preconceito, respeitando a individualidade e as habilidades das pessoas;
Detectar, prevenir e solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades individuais, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais.
Eixo Norteador:
• Conhecimento sobre o corpo, atividades rítmicas, ginásticas e jogos
Competências:
Eixo Norteador:
• Conhecimento sobre o corpo, atividades rítmicas, ginásticas e jogos
Competências:
Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
Reconhecer e respeitar o próprio corpo e do outro, cada uma de suas partes, seus limites e possibilidades, de forma a poder desenvolver suas atividades corporais com autonomia, valorizando-as como recurso para manutenção da própria saúde.
Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social, as diferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação das manifestações corporais, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos na escola, em momentos extra-escolares e de lazer.
Habilidades:
CONTEÙDOS I BIMESTRE
JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL |
Resgate Histórico da Educação Física Educação Física no Brasil | Avaliação física (testes motores: força, flexão de braço, velocidade, agilidade), IMC. Dobras cutâneas, Antropometria. Exercício Físico e puberdade: esforço e intensidade no exercício (tensão e relaxamento, freqüência cardíaca e respiratória, sistema muscular), benefícios, riscos, indicações e contra-indicações relacionadas à anatomia humana. | Movimento e qualidade de vida: (hábitos saudáveis relacionados à prática de atividades físicas, influência do trabalho, lazer e ócio). | -Dia Mundial da saúde- 07 de abril; Desvios comportamentais /alimentação/mídia: (anorexia, bulimia, vigorexia, esteróides e anabolizantes). Primeiros socorros: a importância de salvar vidas. |
CONTEÙDOS II BIMESTRE
MAIO | JUNHO |
- Dia do meio ambiente 05 de junho; Ginástica laboral: Prevenção e tratamento de doenças através do exercício físico. Hábitos posturais e exercício, LER, DORT. Consumismo inconsciente; modismos. Prática de academia, beleza, forma física e saúde |
Procedimentos Metodológicos:
1- Levar os alunos para um ambiente externo da sala para fazer as medidas biométricas;
2- Convidar um profissional da área da saúde para dar uma palestra sobre os conteúdos explorados sobre saúde;
3- Realizar um debate sobre como seguir as regras das brincadeiras e dos jogos;
4- Socializar em sala de aula o conteúdo da apostilha;
1- Levar os alunos para um ambiente externo da sala para fazer as medidas biométricas;
2- Convidar um profissional da área da saúde para dar uma palestra sobre os conteúdos explorados sobre saúde;
3- Realizar um debate sobre como seguir as regras das brincadeiras e dos jogos;
4- Socializar em sala de aula o conteúdo da apostilha;
5- Realizar jogos entre os alunos;
6- Realizar uma caminhada em protesto a proteção do meio ambiente.
Recursos utilizados:
• Balança
• Metro
• Álbum seriado (O corpo humano)
• Corda
• Bola de futsal
• Tabuleiro de dominó
• Apostilha
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação em jogos, no debate, na socialização do conteúdo e na sala de aula.
Bibliografia Consultada:
TOCANTINS,Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.
http://educação.uol.com.br/planos-aula/dia-da-educação.jh
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
• Balança
• Metro
• Álbum seriado (O corpo humano)
• Corda
• Bola de futsal
• Tabuleiro de dominó
• Apostilha
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação em jogos, no debate, na socialização do conteúdo e na sala de aula.
Bibliografia Consultada:
TOCANTINS,Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.
http://educação.uol.com.br/planos-aula/dia-da-educação.jh
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
muito bom Adrian seu plano de aula semestral. parabens.
ResponderExcluirmuito bom! parabens
ResponderExcluir