PLANEJAMENTO I / II BIMESTRE
IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal José Edimar de Brito Miranda
Professora: Adriana Alencar Feitosa
Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: 06 meses
Série: 7º B / C
Turno: Vespertino
Objetivos:
Professora: Adriana Alencar Feitosa
Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: 06 meses
Série: 7º B / C
Turno: Vespertino
Objetivos:
- Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.
Eixos Norteadores:
a) Prática de escuta de textos orais;
a) Prática de escuta de textos orais;
b) Prática de leitura de textos;
c) Prática de escrita e produções de texto;
d) Prática de análise lingüística.
Competências:
- Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
- Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso da linguagem.
Habilidades:
· Expressar opiniões e pontos de vista de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e a intencionalidade;
· Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a parti do contexto ou consulta dicionário;
· Empregar os mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão nas produções textuais conforme o gênero e os propósitos do texto;
· Identificar e corrigir, no texto produzido, inadequações e ordem morfossintática;
· Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação.
CONTEÚDOS I BIMESTRE
JANEIRO/ FEVEREIRO | MARÇO/ABRIL |
A) Eixo: Prática de escuta de textos orais: · Relato de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade. B) Eixo: Prática de leitura de textos: · Gêneros: Fábula, Crônica e Notícia. c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos: · Produção de Fábula, crônica e Notícia. · Sinais de pontuação; · Acentuação gráfica; · Elementos coesivos; · Ortografia; · Uso de letras maiúsculas, d) Eixo: Prática de análise lingüística: · Acentuação gráfica; · Sinais de pontuação; · Coerência e coesão; | A) Eixo: Prática de escuta de textos orais: · Entrevista. B) Eixo: Prática de leitura de textos: · Gêneros: Poema e memórias literárias; c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos: · Produção de Poemas e memórias literárias, · Classes de palavras; · Verbos (números e pessoas) · Modos e tempos verbais; d) Eixo: Prática de análise lingüística: · Classes de palavras; · Sinônimo e Antônimo; · Onomatopéia · Emprego dos tempos e modos verbais. |
CONTEÚDOS II BIMESTRE
ABRIL/MAIO | JUNHO |
A) Eixo: Prática de escuta de textos orais: · Dramatização; B) Eixo: Prática de leitura de textos: · Gêneros: Artigo de opinião e poema. c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos: · Produção de artigo de opinião, poema; · Ortografia · Acentuação · Recursos da pontuação: ponto final, vírgula, ponto e vírgula, interrogação e reticências. · Uso dos dois pontos e travessão. · Verbo (pessoa, número e conjugação); · Linguagem verbal e não verbal d) Eixo: Prática de análise lingüística: · Recursos da linguagem não verbal: ironia e humor, · Regras da concordância verbal · Linguagem formal e informal | A) Eixo: Prática de escuta de textos orais: · Dramatização B) Eixo: Prática de leitura de textos: · Gêneros: cartum, charge, carta e e-mail. c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos: · Produção de cartum, charge, carta e e-mail. · Tipos de sujeito e predicado; · Concordância nominal (artigo e substantivo, substantivo e adjetivo; artigos e pronomes. · Figuras de linguagem: personificação, aliteração, assonância e prosopopéia. d) Eixo: Prática de análise lingüística: · Regras de concordância nominal · Frase e oração · Paragrafação · Coerência textual. |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A) Organização de atividades de escuta de textos que permitam ensinar a tomar notas durante uma aula, exposição ou palestra, como recurso possível para a compreensão e interpretação do texto oral, especialmente nas situações que envolvam produção simultânea.
B) Planejar atividades regulares de leitura, assegurando que tenham a mesma importância dada às demais.
C) Leitura expressiva ou recitação pública de poemas.
D) Reinvestimento dos diferentes conteúdos exercitados em atividades mais complexas, na prática de escuta e de leitura ou na prática de produção de textos orais e escritos.
E) Planejar atividades em duplas ou em pequenos grupos, para permitir que a troca entre os alunos facilite a apropriação dos conteúdos;
Recursos utilizados:
Livro didático;
Livro didático;
Textos com diversos tipos de gêneros (jornais, revistas e etc.);
Computador;
Paradidáticos;
Álbum seriado;
Retroprojetor;
Recursos de rotina (quadro, giz, cartazes).
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação das atividades e na socialização do conteúdo e na sala de aula.
Bibliografia Consultada:
TOCANTINS, Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.
http://educação. uol.com. br/planos-aula/dia-da-educação.jh
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1999.
gostei muito do seu planejamento de plano de aula.brigado me ajudou muito. um abraço
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