Educação no rítmo do carnaval

Educação no rítmo do carnaval

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Modelo de um plano semestral

 

PLANEJAMENTO I / II BIMESTRE


 IDENTIFICAÇÃO: 

 Escola: Escola Municipal José Edimar de Brito Miranda
 Professora: Adriana Alencar Feitosa
 
Disciplina: Língua Portuguesa
 
Duração: 06 meses
 
Série: 7º B / C
 Turno: Vespertino


Objetivos:

  • Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;

  • Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.

Eixos Norteadores:

a) Prática de escuta de textos orais;
b) Prática de leitura de textos;
c) Prática de escrita e produções de texto;
d) Prática de análise lingüística.

Competências:

  • Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
  • Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso da linguagem.


Habilidades:

·        Expressar opiniões e pontos de vista de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e a intencionalidade;
·        Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a parti do contexto ou consulta dicionário;
·        Empregar os mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão nas produções textuais conforme o gênero e os propósitos do texto;

·        Identificar e corrigir, no texto produzido, inadequações e ordem morfossintática;
·        Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação.


  CONTEÚDOS I BIMESTRE


JANEIRO/ FEVEREIRO

MARÇO/ABRIL


A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
·        Relato de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade.
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
·        Gêneros: Fábula, Crônica e Notícia.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
·        Produção de Fábula, crônica e Notícia.
·        Sinais de pontuação;
·        Acentuação gráfica;
·        Elementos coesivos;
·        Ortografia;
·        Uso de letras maiúsculas,


d) Eixo: Prática de análise lingüística:
·        Acentuação gráfica;
·        Sinais de pontuação;
·        Coerência e coesão;

A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
·        Entrevista.
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
·        Gêneros: Poema e memórias literárias;
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
·        Produção de Poemas e memórias literárias,
·        Classes de palavras;
·        Verbos (números e pessoas)
·        Modos e tempos verbais;

d) Eixo: Prática de análise lingüística:
·        Classes de palavras;
·        Sinônimo e Antônimo;
·        Onomatopéia
·        Emprego dos tempos e modos verbais.











CONTEÚDOS II BIMESTRE


ABRIL/MAIO


JUNHO


A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
·        Dramatização;
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
·        Gêneros: Artigo de opinião e poema.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
·        Produção de artigo de opinião, poema;
·        Ortografia
·        Acentuação
·        Recursos da pontuação: ponto final, vírgula, ponto e vírgula, interrogação e reticências.
·        Uso dos dois pontos e travessão.
·        Verbo (pessoa, número e conjugação);
·        Linguagem verbal e não verbal
d) Eixo: Prática de análise lingüística:
·        Recursos da linguagem não verbal: ironia e humor,
·        Regras da concordância verbal
·        Linguagem formal e informal

A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
·        Dramatização
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
·        Gêneros: cartum, charge, carta e e-mail.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
·        Produção de cartum, charge, carta e e-mail.
·        Tipos de sujeito e predicado;
·        Concordância nominal (artigo e substantivo, substantivo e adjetivo; artigos e pronomes.
·        Figuras de linguagem: personificação, aliteração, assonância e prosopopéia.

d) Eixo: Prática de análise lingüística:
·        Regras de concordância nominal
·        Frase e oração
·        Paragrafação
·        Coerência textual.




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A)      Organização de atividades de escuta de textos que permitam ensinar a tomar notas durante uma aula, exposição ou palestra, como recurso possível para a compreensão e interpretação do texto oral, especialmente nas situações que envolvam produção simultânea.

B)      Planejar atividades regulares de leitura, assegurando que tenham a mesma importância dada às demais.

C)      Leitura expressiva ou recitação pública de poemas.

D)      Reinvestimento dos diferentes conteúdos exercitados em atividades mais complexas, na prática de escuta e de leitura ou na prática de produção de textos orais e escritos.

E)      Planejar atividades em duplas ou em pequenos grupos, para permitir que a troca entre os alunos facilite a apropriação dos conteúdos;



Recursos utilizados:

Livro didático;

Textos com diversos tipos de gêneros (jornais, revistas e etc.);

Computador;

Paradidáticos;

Álbum seriado;

Retroprojetor;

Recursos de rotina (quadro, giz, cartazes).



Avaliação:

O aluno será avaliado através da participação das atividades e na socialização do conteúdo e na sala de aula.


Bibliografia Consultada:

TOCANTINS, Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.

http://educação. uol.com. br/planos-aula/dia-da-educação.jh

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1999.



Um comentário:

  1. gostei muito do seu planejamento de plano de aula.brigado me ajudou muito. um abraço

    ResponderExcluir