Educação no rítmo do carnaval

Educação no rítmo do carnaval

quinta-feira, 24 de março de 2011

PLANEJAMENTO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA



PLANEJAMENTO SEMESTRAL

Nome da Escola: Escola Estadual Manoel Alves Grande
Professora: Adriana Alencar Feitosa
Disciplina: Educação Física
Duração: 06 Meses
Série: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Objetivos:
Reconhecer as possibilidades de ação de si mesmo e dos outros, estabelecendo relações construtivas, de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, repudiando qualquer atitude de violência e preconceito, respeitando a individualidade e as habilidades das pessoas;

Detectar, prevenir e solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades individuais, considerando que o aperfeiçoamento  e o desenvolvimento das competências corporais.
Eixo Norteador:


• Conhecimento sobre o corpo, atividades rítmicas, ginásticas e jogos

Competências:

Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

Reconhecer e respeitar o próprio corpo e do outro, cada uma de suas partes, seus limites e possibilidades, de forma a poder desenvolver suas atividades corporais com autonomia, valorizando-as como recurso para manutenção da própria saúde.

Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a inclusão social, as diferenças individuais, as regras estabelecidas, a elaboração e a adaptação das manifestações corporais, evitando a competitividade excessiva, favorecendo a participação de todos na escola, em momentos extra-escolares e de lazer.

Habilidades:




  CONTEÙDOS I BIMESTRE

JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL

Resgate Histórico da Educação Física

Educação Física no Brasil























Avaliação física (testes motores: força, flexão de braço, velocidade, agilidade), IMC. Dobras cutâneas, Antropometria.

Exercício Físico e puberdade: esforço e intensidade no exercício (tensão e relaxamento, freqüência cardíaca e respiratória, sistema muscular), benefícios, riscos, indicações e contra-indicações relacionadas à anatomia humana.


Movimento e qualidade de vida: (hábitos saudáveis relacionados à prática de atividades físicas, influência do trabalho, lazer e ócio).



-Dia Mundial da saúde- 07 de abril;

Desvios comportamentais /alimentação/mídia: (anorexia, bulimia, vigorexia, esteróides e anabolizantes).

Primeiros socorros: a importância de salvar vidas.







CONTEÙDOS II BIMESTRE


MAIO
JUNHO


- Dia do meio ambiente 05 de junho;

Ginástica laboral: Prevenção e tratamento de doenças através do exercício físico. Hábitos posturais e exercício, LER, DORT.

Consumismo inconsciente; modismos.

Prática de academia, beleza, forma física e saúde










Procedimentos Metodológicos:

1- Levar os alunos para um ambiente externo da sala para fazer as medidas biométricas;

2- Convidar um profissional da área da saúde para dar uma palestra sobre os conteúdos explorados sobre saúde;

3- Realizar um debate sobre como seguir as regras das brincadeiras e dos jogos;

4- Socializar em sala de aula o conteúdo da apostilha;

5- Realizar jogos entre os alunos;

6- Realizar uma caminhada em protesto a proteção do meio ambiente.


Recursos utilizados:
• Balança
• Metro
• Álbum seriado (O corpo humano)
• Corda
• Bola de futsal
• Tabuleiro de dominó
• Apostilha
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação em jogos, no debate, na socialização do conteúdo e na sala de aula.
Bibliografia Consultada:
TOCANTINS,Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.

http://educação.uol.com.br/planos-aula/dia-da-educação.jh

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Um comentário: